Migração, Refúgio e Saúde


“Migração, Refúgio e Saúde” é o novo lançamento da Editora Universitária Leopoldianum (Universidade Católica de Santos). O livro é baseado em pesquisas recentes que expõe a dura realidade dos processos migratórios internacionais no Brasil, e as consequências para a saúde dos imigrantes.

A obra traz a realidade dos perigos da falta de preparo para a inclusão, a xenofobia e os preconceitos, tendo em contrapartida a probabilidade de acolhimento e o aprimoramento pelo sistema nacional de saúde da inclusão de imigrantes a partir da criação de vínculos e de uma atuação efetiva em territórios cobertos pela política pública.

A apresentação de experiências locais e dos caminhos impostos pelos desafios tornam-se mais claras as questões dos processos migratórios, e reforçam a importância dos estudos em saúde coletiva.

O livro foi organizado por Cássio Silveira (professor na FCMSCSP-Unifesp), Denise Martin (professora na Universidade Católica de Santos-Unifesp) e Alejandro Goldberg (pesquisador CONICET-Universidad de Buenos Aires). Constitui uma coletânea de textos produzidos por pesquisadores de vários estados do país e de universidades da América do Sul.

Cadastre-se e receba nossas novidades