11 de Outubro: Dia Nacional de Prevenção da Obesidade


No dia 11 de outubro é comemorado no Brasil o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade, que tem como objetivo a conscientização da população para o aumento da obesidade e seus malefícios a saúde. Criada em 1998 pela Federação Latino-Americana de Obesidade, a data tornou-se oficial no país em junho de 2008.

Considerada um problema de saúde pública, a obesidade foi Intensificada no Brasil a partir dos anos 2000, tendo como a principal causa do aumento da doença as mudanças nos padrões alimentares da população, que passou a substituir refeições tradicionais, como arroz, feijão e salada, por alimentos ultraprocessados.

Caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, a obesidade já atinge proporções epidêmicas ao redor do mundo. Segundo estudos recentes, o Brasil já possui 33 milhões de obesos, se esta crescente for mantida, o país poderá apresentar em 2020 uma tendência de prevalência de excesso de peso em 35% da população.

Essa situação se torna ainda mais preocupante quando abordamos a obesidade infantil. De acordo com o IBGE, uma em cada três crianças no Brasil está acima do peso recomendado. O excesso de gordura no corpo podem ter consequências para as crianças até a vida adulta. Doenças como hipertensão, diabetes e colesterol, são alguns dos problemas da obesidade infantil não tratada.

Apesar dos números preocupantes, uma boa notícia, o aumento da prática de atividades físicas aumentou, e chegou a 24,1% no período de 2009 a 2017, além de uma queda de 52,8% no consumo de refrigerantes e bebidas açucaradas, havendo um desinteresse por esse tipo de bebidas entre adultos com idades entre 25 e 34 anos.

Além da prática de exercícios físicos, o tratamento da doença consiste em uma reeducação alimentar, onde se torna fundamental a ingestão de alimentos ricos em fibras e menos calóricos, respeitando sempre os horários das refeições. É importante ressaltar que a prevenção se dá através do estímulo, desde cedo, para que a criança aprenda a ter uma dieta balanceada e sem excessos, além da prática de exercícios físicos.

Cadastre-se e receba nossas novidades