Novembro Azul


Começou o Novembro Azul! Um mês inteiro dedicado à saúde do homem, em especial, com o foco na prevenção do câncer de próstata. Criada em 2003 na Austrália por um grupo de amigos, a campanha teve um grande crescimento ao decorrer dos anos, sendo celebrada atualmente por mais de 20 países.

Um dos frutos da campanha foi a criação do Movember Foundation, uma organização sem fins lucrativos fundada em 2004 com o objetivo de arrecadar fundos para a realização de pesquisas, além de auxiliar no tratamento do câncer de próstata e de outras doenças que atingem os homens frequentemente. Desde seu início, a campanha já arrecadou mais 580 milhões de dólares que foram usados para financiar mais de 770 projetos e pesquisas.

No Brasil, a campanha só foi aderida em 2008, trazida pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Entre as diversas doenças que podem atingir o sexo masculino, o câncer de próstata é o mais preocupante, sendo a segundo mais comum entre os homens, só ficando atrás do câncer de pele. Só em 2018, no Brasil, surgiram mais de 68 mil novos casos da doença, atingindo um a cada sete homens.

Para a prevenção do câncer de próstata, é recomendada à realização do toque retal e da dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico) a todos os homens a cima dos 50 anos. Em casos de pessoas com histórico familiar devem começar a partir dos 45 anos. É importante lembrar que ao fazer exames periódicos as chances de cura são de 80% a 90%, quando a descoberta vem tarde, as chances caem para 30%.

Previna-se! Nós do CEALAG apoiamos essa causa.

“Novembro Azul. O mês mudou e a cor também, mas a luta contra o câncer continua”.

Cadastre-se e receba nossas novidades