);

Observatório Lança o Terceiro Livro da Coletânea ObservaRHSP: Estudos e Projetos


Instituída desde 1999 no Brasil, a Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde (ObservaRH) tem como principal objetivo a criação de estudos e pesquisas, bem como propiciar o mais amplo acesso a informações e análises sobre a área do trabalho e da educação na saúde no país, com vistas a contribuir para a formulação, o acompanhamento e a avaliação de políticas e projetos na área de Recursos Humanos.

Financiada pelo Ministério da Saúde em conjunto com o Programa de Cooperação Técnica da Representação da OPAS/OMS, e tendo a coordenação nacional da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), a Rede ObservaRH vem desenvolvendo suas atividades e seus estudos em torno de  três grandes eixos- Formação e Mercado de Trabalho; Gestão do Trabalho no SUS e Recursos Humanos em Atenção Básica à Saúde.

Tais estudos vem sendo disseminados através da Coletânea ObservaRHSP – Estudos e Projetos, com três livros publicados, relacionados aos estudos sobre  Recursos Humanos na Atenção Básica à Saúde e Profissionais de Nível Médio nas Redes de Atenção á Saúde.

Em destaque está seu último volume, “A Formação dos Profissionais Técnicos de Nível Médio nas Redes de Atenção à Saúde: Os Desafios, os Caminhos”. Nesta edição, o ObservaRHSP apresenta os processos de desenvolvimento e os resultados de suas pesquisas realizadas pelo CEALAG em parceria com consultores e instituições especializadas, a fim de contribuir para a gestão de recursos humanos em saúde, mantendo o foco nos profissionais técnicos de nível médio em prol do aprimoramento do SUS.

Contando com a coordenação da Dr.ª Joana Azevedo da Silva, Dr.ª Regina Maria Giffon Marsiglia e Dr. Paulo Henrique D’Ângelo Seixas, esta edição foi estruturado em duas partes centrais: Os Profissionais Técnicos de Nível Médio nas Redes de Atenção à Saúde: o trabalho, as atribuições, a formação (divididos em cinco capítulos) e “O TEC-SAÚDE: Prospecção Ocupacional para Profissionais de Nível Técnico em Saúde no Estado de São Paulo” (apresentado em três capítulos). No total, o livro contou com a participação de 16 autores.

Outro ponto importante desta edição, refere-se à homenagem para Prof. Dr.ª Regina Marsiglia. Falecida no ano passado, este volume contém uma breve biografia escrita por sua colega de profissão e amiga Dr.ª Joana Azevedo, que contou com a colaboração de familiares e companheiros do CEALAG e do ObservaRHSP.

Regina Marsiglia foi Doutora em Ciência Política pela USP, Professora Adjunta da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Assistente Doutora da PUC/SP e membro e Diretora, por 10 anos, do CEALAG. Responsável pelo Grupo de Pesquisa Recursos Humanos em Saúde – CNPq/FCMSCSP.

O terceiro volume da coletânea ObservaRHSP está disponível em www.observarhsp.org.br  em pdf e e-book.

Cadastre-se e receba nossas novidades