Projeto de Inclusão Urbano – Nós do Centro


Com um papel fundamental no desenvolvimento social no centro de São Paulo, desde 2006, o Projeto Inclusão Social Urbana, em parceria com as secretarias Municipais, tem formado uma grande rede que acoplou os Escritórios de Inclusão Social, os Centros de Referência da Diversidade da Mulher, múltiplas capacitações de jovens, o Centro de Educação Ambiental e o Programa de Microcrédito, a fim de contribuir com a evolução do projeto.

Como fruto de pesquisas realizadas por mestrandos, doutorados e professores coordenadores da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, surgiu o “Projeto Inclusão Social Urbana: Nós do Centro”, uma publicação em parceria com a Prefeitura Municipal de São Paulo através da Cooperação Técnica Bilateral estabelecida com a União Europeia desde 2006 e com a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), que indica as adversidades e apresenta a problematização da vulnerabilidade dos grupos populacionais pesquisados, expondo suas necessidades sociais e de saúde.

Organizado pelo Prof. Dr. Cássio Silveira, sociólogo e professor da FCMSCSP e UNIFESP, pelo Prof. Dr. Nivaldo Carneiro Júnior, médico sanitarista e professor da FCMSCSP, e pela Profa. Dra. Regina Maria Giffon Marsiglia, socióloga, assistente social e professora da FCMSCSP, o livro baseia-se em torno de cinco grupos-alvo, justificados por trabalhos de pesquisa e ações médico-sanitárias desenvolvidas nos últimos 10 anos, são eles: mulheres profissionais do sexo, travestis, população de moradia precária, população em situação de rua e imigrantes bolivianos.

Projeto de Inclusão Social: Nós do Centro abre espaço para esses grupos populacionais junto às instituições públicas da região central do município de São Paulo, respeitando e entendendo seus direitos sociais assegurados pela Constituição Brasileira de 1988. Está publicação abre um enorme precedente para o surgimento de novas estratégias voltadas para a inclusão social, bem como para a construção de redes intersetoriais de apoio às necessidades específicas de cada um desses grupos-alvo pesquisados.

Esta obra mostra-se um exemplar pertinente em relação à implementação de futuros projetos de inclusão social e de combate à pobreza nos centros urbanos da cidade. Para ter acesso ao livro “Projeto de Inclusão Social: Nós do Centro”, clique aqui, e faça o download em PDF.

Cadastre-se e receba nossas novidades