Dia Nacional do Sistema de Braille


Neste 8 de abril comemora-se no Brasil o dia Nacional de Sistema de Braille. A data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância das políticas públicas para a inclusão de pessoas cegas no sistema educacional brasileiro, favorecendo o desenvolvimento social, intelectual e profissional.

O sistema de Braille foi criado em 1825, na França, pelo francês Louis Braille, que perdeu sua visão aos 3 anos de idade. O Braille é um sistema de códigos em alto relevo que representam todas as letras do alfabeto, símbolos aritméticos e números. Composto por seis pontos, o sistema é dividido em duas colunas de três pontos, alcançando uma totalidade de 63 combinações diferentes, que representam números, letras, pontuação e etc.

O sistema de Braille chegou no Brasil em 1854, trazido pelo professor José Álvares de Azevedo, que foi considerado patrono da educação dos cegos no país, José também era cego. Com isso, o Brasil tornou-se o primeiro país a adotar oficialmente esse sistema. No mesmo ano foi inaugurada no Rio de Janeiro a instituição pioneira na educação especial da América Latina: o Imperial Instituto dos Meninos Cegos. Atualmente a instituição se chama Instituto Benjamim Constant, e esta situada no Rio de Janeiro.

Devido a sua importante contribuição para a melhoria no aprendizado das pessoas com deficiência visual, José de Azevedo recebeu o título de “Patrono da Educação para Cegos do Brasil”. Em sua homenagem, também foi instituído em 2010, no Brasil, o Dia Nacional do Sistema Braille.

Cadastre-se e receba nossas novidades