);
Devido ao alto indicie de mortalidade infantil na região Metropolitana da Baixada Santista, a Secretaria Municipal de Saúde de Santos junto ao CEALAG desenvolveram um projeto voltado para a capacitação de profissionais da rede municipal de saúde que atuem nas assistências das gestantes e nas vigilâncias epidemiológicas. Iniciado em junho de 2016, o programa teve duração de um ano.
Visando promover o desenvolvimento gerencial e assistencial em diferentes áreas da Secretaria de Saúde envolvidas, o projeto inicial foi dividido em dois subprojetos: Capacitação para Linha de Cuidado de Gestantes e Capacitação em Epidemiologia Aplicada à Vigilância Epidemiológica. Com os objetivos propostos inicialmente atingidos, os cursos realizados foram considerados um sucesso.
Destinada aos profissionais envolvidos na assistência dos serviços de atenção primária, A Capacitação para linha de Cuidado de Gestante buscou melhorar a qualidade da assistência ao pré-natal, parto e ao puerpério, capacitando aproximadamente 100 profissionais (entre eles médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem) que acompanham todo o processo de gestação na Atenção Básica, na maternidade e instituto da mulher. Em prioridade aos profissionais atuantes na zona noroeste e Morros de Santos.
O curso foi estruturado em duas fases, onde a primeira mirava o aprimoramento da linha de cuidado e a segunda a supervisão do grupo condutor da linha de cuidado. A fase I foi realiza para duas turmas de 50 alunos, sendo que cada grupo contará com 25 alunos, melhorando o rendimento dos trabalhos. Na fase II, o foco esteve voltado para a qualificação e ampliação do grupo condutor, definindo os indicadores e o monitoramento da linha de cuidados. No total, o curso teve duração de 56 horas para ambas as turmas. Este curso foi desenvolvido pelas profas. Marta Campagnole e Tânia Lago.
Com relação à Capacitação em Epidemiologia Aplicada à Vigilância Epidemiológica, o curso teve como objetivo buscar alternativas, a fim de resolver os problemas de saúde e orientar na prática de ações e medidas de prevenção, habilitando cerca de 30 profissionais de saúde ligados à vigilância epidemiológicas da SMS de Santos, unindo a epidemiologia no processo de gestão em saúde.
O curso foi aplicado em cinco módulos de 16 horas cada, contabilizando um total de 80 horas de duração, divididos em um momento presencial e outro à distância. As aulas presenciais aconteceram uma vez por semana, quinzenalmente, em dois períodos. Vale ressaltar que durante os intervalos dos encontros presenciais, foram realizadas diversas atividades complementares e trabalhos em grupos utilizando um Ambiente Virtual de Aprendizagem (um programa desenvolvido especialmente para o curso). Todas as atividades do programa foram elaboradas com o apoio de professores.
Este curso foi desenvolvido pelos profs. Manoel Carlos Sampaio de Almeida Ribeiro e Oziris Simões.