);

SOBRE O CURSO


De acordo com dados estatísticos recentes, cerca de 23 milhões de pessoas necessitam de algum atendimento em saúde mental, destes, pelo menos 5 milhões de brasileiros sofrem com transtornos mentais graves e persistentes. Estes dados atestam a gravidade dos problemas psíquicos de nosso país e a necessidade da nossa população ser atendida por profissionais da prática clínica de saúde mental.

Com isso, o CEALAG em parceria com o Ministério da Saúde, FEBRAP (Federação Brasileira de Psicodrama) e ABRATEF (Associação Brasileira de Terapia Familiar) abriu inscrições para dois cursos gratuitos, visando capacitar e instrumentalizar os profissionais da rede pública e da AMENT, para um procedimento mais produtivo e efetivo à população, são eles: Capacitação em Psicodrama e Capacitação em Atendimento Familiar.

Com início no dia 06/11/2020, os cursos terão uma duração total de 18 meses, sendo 6 meses de aulas teóricas/vivenciais e 12 meses de supervisão (total de 264 horas). Cada turma será constituída por 60 alunos. Com o total de 570 vagas, cada curso contará com 5 núcleos de formação.

O projeto pode ser acompanhado na Plataforma +Brasil, através do link:  plataformamaisbrasil.gov.br – Consultar Convênios/Pré-Convênios – Consultar Convênio nº 880755/2018

CAPACITAÇÃO EM PSICODRAMA


Voltado para Psicólogos e Psiquiatras que trabalhem na rede pública de Saúde Mental nos estados de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, visa suprir suas necessidades e carências para a prática com trabalho em grupo, capacitando-os para o atendimento dos usuários e manejo grupal com a metodologia socionômica.

OBSERVAÇÃO: Em vista da situação de pandemia que estamos vivendo, o Módulo Teórico será dado inteiramente online. Para o Módulo de Atendimento Supervisionado será avaliado futuramente a possibilidade de ter parte online e parte presencial.

MÓDULO 1 – TEÓRICO

Introdução e Bases Filosóficas do Psicodrama – 12 horas

Fundamentos Teóricos I – 36 horas

Fundamentos Teóricos II – 36 horas

Fundamentos da Práxis – 24 horas

Vivência do Método – 36 horas

MÓDULO 2 – ATENDIMENTO SUPERVISIONADO

12 horas por mês

VAGAS POR REGIÃO

São Paulo – 180 Vagas

Porto Alegre – 60 Vagas

Florianópolis – 60 Vagas

As aulas serão ministradas pela plataforma Zoom, com o conteúdo sendo enviado por e-mail e/ou pelo aplicativo WhatsApp, e avaliação feita através da plataforma Google Forms, sendo a capacitação inteiramente gerenciada pelo CEALAG.

INSCRIÇÕES EM BREVE

CAPACITAÇÃO EM ATENDIMENTO FAMILIAR


Voltado para profissionais, com curso superior, da rede pública de Saúde Mental dos estados de Rio de Janeiro, Pernambuco e Ceará, visa oferecer estratégias e práticas, que propiciam a reconstrução da história familiar em bases que facilitem a convivência, a restauração de vínculos intrafamiliares e a inserção de seus membros na comunidade como cidadãos mais conscientes de seus direitos e deveres.

OBSERVAÇÃO: Em vista da situação de pandemia que estamos vivendo, o Módulo Teórico será dado inteiramente online. Para o Módulo de Atendimento Supervisionado será avaliado futuramente a possibilidade de ter parte online e parte presencial.

MÓDULO 1 – TEÓRICO

Bases Epistemológicas e História da Terapia Familiar-24 horas

Fundamentos Teóricos I –24 horas

Metodologias de Intervenção no processo Terapêutico-48 horas

Role playing de direção-24 horas

Vivência do Método – 24 horas

MÓDULO 2 – ATENDIMENTO SUPERVISIONADO

12 horas por mês 

VAGAS POR REGIÃO

Rio de Janeiro – 150 Vagas

Fortaleza – 60 Vagas 

Recife – 60 Vagas

As aulas serão ministradas pela plataforma Zoom, com o conteúdo sendo enviado por e-mail e/ou pelo aplicativo WhatsApp, e avaliação feita através da plataforma Google Forms, sendo a capacitação inteiramente gerenciada pelo CEALAG.

INSCRIÇÕES EM BREVE

Cadastre-se e receba nossas novidades