);

GUIA DE SERVIÇO DA SAÚDE PARA A ATENÇÃO A MENINAS E MULHERES EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO


A violência contra a mulher é reconhecida pela literatura nacional e internacional como um grande problema de saúde pública, tornando os serviços de atenção primaria, um dos principais meios de atenção e cuidado às vítimas. Apenas na região metropolitana de São Paulo, 49,6% das usuárias de serviços públicos de saúde relataram violência física e 26% violência sexual por algum agressor durante a vida, sendo que, 40,3% das mulheres entrevistadas reportaram violência física e 21% violência sexual cometida pelo parceiro íntimo.

Apesar da violência contra a mulher ser tratada como prioridade internacional pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Organização Pan-americana da Saúde (OPAS) e Ministério da Saúde (MS), de maneira geral, os serviços de saúde encontram muitas dificuldades na abordagem do problema, apenas 3,8% dos prontuários de atenção primaria à saúde registraram episódios de violência. Ao não abordar diretamente o tema, o uso frequente dos serviços realizado acaba por ser pouco resolutivo.

Pensando na melhoria no atendimento as vítimas de violência, em 15 de setembro de 2012, uma importante parceria entre a Faculdade de Medicina da USP, Secretaria Estadual de Saúde e OPAS com o CEALAG, desenvolveu um projeto com o objetivo de mapear e caracterizar os serviços vinculados à SES-SP, voltados, inicialmente, ao atendimento à violência contra as mulheres e meninas no Estado de São Paulo, e posteriormente, disponibilizar estas informações aos profissionais de saúde de um modo ágil e de fácil acesso.

Outro ponto importante foi a criação do Guia de Serviços da Saúde para a atenção a meninas e mulheres do Estado de São Paulo, denominado de “Guia da Cidadania”. O projeto baseia-se em um estudo conduzido pela Faculdade de Medicina da USP, que desde 1996 realiza um trabalho de mapeamento da rede de serviços voltados a violência contra mulheres e meninas. O guia é o primeiro em versão para a internet e com mecanismos de busca, e engloba os serviços do Munícipio de São Paulo e Recife, tendo todos os serviços listados com informações detalhadas sobre o seu funcionamento, e localização no Google Maps, além de categorização em vocação assistencial, como: saúde, psicossocial, justiça, segurança pública e orientações básicas.

Futuramente, o Guia pretende abranger 350 serviços de saúde do Estado. Para isso, estes serviços, deverão responder um questionário, e a partir disso serão elaboradas as páginas referentes a cada serviço, além de apresentarem o mapa de sua localização geográfica a partir das coordenadas de endereço da instituição e a localização do interessado.

Finalizado em 23 de agosto de 2013, o projeto contou com a coordenadoria da Prof.ª  Karina Barros Calife Batista.

Para conhecer mais sobre o Guia da Cidadania acesse: www.guiadacidadania.com.br

Cadastre-se e receba nossas novidades