);

CONVERSARIA SEM TABU


Segundo Dados epidemiológicos recentes, houve um importante aumento da epidemia de Aids entre Homens que fazem sexo com outros Homens (HSH), causando uma grande preocupação em relação a saúde pública e ao Ministério da Saúde, evidenciando a importância da realização de trabalhos de prevenção para essa população.

Com isso, em abril de 2017 o CEALAG, em parceria com o Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS – SP (CRT – DST/AIDS) e a Service Design Sprints, criou o Conversaria Sem Tabu, um projeto que visa promover e facilitar o diálogo sobre sexo seguro com o público jovem, por meio das mídias digitais.

O Conversaria surgiu após uma demanda direta do Ministério da Saúde, que identificou uma falha na comunicação, sobre a prevenção da AIDS, com o público gay e outros HSH com idades entre 18 e 30 anos. Embora haja diversas ações elaboradas pelo Programa Estadual, o CEALAG e o CRT-DST/AIDS iniciaram uma parceria com a Service Design Sprints, implantando uma metodologia de pesquisa conhecida como Design Thinking, uma tecnologia inovadora no campo da saúde, na qual envolveu diretamente estes jovens na resolução do problema.

Durante 4 dias, foram aplicados junto a equipe de pesquisa métodos de estudos visando implementar soluções empáticas de prevenções de HIV com objetivo de reduzir o número de novas infecções. Após este período, foram definidos e colocados em pratica três tipos de protótipos; destes, ficou decidido que a melhor opção seria a utilização das mídias sociais. Assim, surgiu à página Conversaria Sem Tabu.

A principal ferramenta utilizada pela página para engajamento e aproximação do púbico é a veiculação de posts que falam sobre prevenção e estimulam o diálogo, utilizando sempre uma linguagem moderna próxima dos jovens.

Também foram realizadas parcerias importantes, como por exemplo, com os canais do YouTube “Chá dos 5” e “Sensualise Moi”, que abordam questões sobre sexualidade, gêneros e relacionamentos de uma maneira bem humorada e descontraída. Outro fato importante é a parceria com o Parque do Ibirapuera, que possibilitará a realização das Conversarias Presenciais.

Desde a sua primeira publicação no Facebook em abril de 2017, a página já acumula números expressivos, pois em um ano, foram 2.483 seguidores, 2.427 curtidas e mais de 150 mil impressões de página (quantidade de vezes em que algum conteúdo do Conversaria foi exibido em qualquer contexto no Facebook) alcançando cerca de 33 mil pessoas por dia. Além do atendimento via Facebook, que atinge cerca de 100 mensagens diárias.

Para conhecer mais sobre o Conversaria sem Tabu ou tirar suas duvidas sobre sexo e prevenção, acesse, www.facebook.com/conversariasemtabu ou mande uma mensagem via WhatsApp: (11) 99130-3310.

Cadastre-se e receba nossas novidades