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CURSO DE GESTÃO DA SAÚDE INTEGRADA: SAÚDE OCUPACIONAL E SAÚDE POPULACIONAL


Objetivos:

Capacitar os médicos a conhecer e aplicar os conceitos relacionados a Gestão Estratégica de Saúde Integrada no ambiente Corporativo tendo como base a Saúde Ocupacional e Saúde populacional. Desenvolver habilidade e competências para suportar as diversas áreas do negócio interagindo com os principais atores da empresa: Gestão de pessoas, Segurança, Compliance nos diversos níveis organizacionais.

 

 INSCRIÇÕES ENCERRADAS

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:


CARGA HORÁRIA 

70 horas

48 horas presenciais ou síncronas

22 horas de conteúdo online (assíncrono) e materiais complementares

 

DATAS E HORÁRIOS 

2 e 3 de abril (sab. e dom.) – presencial

7 de maio (sab.) – à distância (síncrona)

4 de junho (sab.) – à distância (síncrona)

2 e 3 de julho (sab. e dom.) – presencial

Sábados e domingos das 8h30 às 18h

Para quem não reside na cidade de São Paulo: há 20 vagas disponíveis para assistir as aulas à distância de forma síncrona nos dias das aulas presenciais (02 e 03 de abril e 02 e 03 de julho).

METODOLOGIA 

Conteúdo dinâmico e interativo durante todo o curso. Os participantes serão avaliados durante toda sua trajetória do curso de forma a construir um pensamento estratégico e tático.

Conteúdo e ferramentas de apoio serão disponibilizados aos participantes.

APROVAÇÃO

Para receber o certificado é necessário 75% de presença e atingir a nota mínima de 7,0 nas avaliações e trabalhos.

RESULTADOS ESPERADOS

-Conhecer a aplicação dos conceitos de Gestão na prática da saúde ocupacional e corporativa.

-Aprender a utilizar as ferramentas de gestão de projetos na gestão ocupacional.

-Desenvolver habilidade de construir indicadores e avaliar o retorno de investimento de um projeto de saúde na empresa.

-Fundamentos de Qualidade ligados a Saúde e Segurança do Trabalho.

DISCIPLINAS

Introdução a gestão estratégica e funcional da Saúde no âmbito corporativo. Modelos e práticas de gestão: Tendências e desafios para o futuro.

Ética e negociação. O papel da área de Saúde Ocupacional como parceiro do negócio integrando saúde e desempenho eficiente. LGPD e uso na Saúde Ocupacional.

Gestão de projetos em saúde ocupacional e corporativa: Ferramentas de gestão e projetos. Alinhamento das Estratégias em um processo dinâmico e contínuo.

Gestão da saúde suplementar: Controle da sinistralidade. Conhecimento dos modelos de pagamento. Integração com dados de Saúde Ocupacional.

Gestão de programas de saúde: implementando estratégias integradas no ambiente corporativo integrado. Atenção Primária no âmbito privado.

Indicadores de gestão em saúde: Indicadores de saúde. Análise preditivas. Avaliação da maturidade do sistema de gestão. Uso de medicina baseada em evidências na saúde ocupacional. Gestão da Saúde populacional.

Sistemas de gestão em SST: Modelos de sistemas de gestão e normas ISO. Auditoria em SST. Gestão da Qualidade. GRO e Novas NRs.

Gestão da saúde mental nas empresas. Indicadores e estratégia.

COORDENAÇÃO

Flávia de Almeida – Coordenação Administrativa

Professora FCMSCSP em Medicina do Trabalho, Presidente da Associação Paulista de Medicina do Trabalho Gestão 2019/2022, Mestre em Saúde Coletiva com enfoque na Saúde do Trabalhador pela FCMSCSP, Especialização em Epidemiologia em Saúde do Trabalhador pela Universidade Federal da Bahia, Médica do Trabalho com Residência em Medicina do Trabalho pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP).

Alexander Buarque – Coordenação pedagógica

Médico formado pela Universidade Federal do Paraná UFPR. Especialista em Medicina do Trabalho pela ANAMT/AMB. MBA em Gestão Estratégica Empresarial na Fundação Getúlio Vargas. Mestrado em Patologia pela Universidade Federal do Paraná. Ergonomia no Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM). Human Factors and Ergonomy na Harvard School of Public Health. Atuou como Gerente Corporativo de Saúde Ocupacional em diversos segmentos da indústria. Tem experiência na implantação de projetos nas áreas de saúde pública e saúde ocupacional e consultoria em ergonomia e saúde ocupacional.

PROFESSORES

Cleber Visconti

Cientista da Computação, MBA em Gestão Estratégica da Informação pela Fundação Getúlio Vargas, MBA International Business Administration pela University of Califórnia e MS in Cybersecurity Management pela University of Maryland. Mais de 25 anos de experiência em Arquitetura de Sistemas de Informação, BI – Business Intelligence, Governança, GRC – Gestão de Risco Corporativo, Data Protection e Compliance em empresas multinacionais. Atuou como Gestor de Modelos Preditivos de Demanda, BI-Business Intelligence e Gerência de TI na DuPont USA, como Diretor de Ética e Compliance no Walmart. Desenvolveu Programa Global de Transformação Digital na Dupont USA. Atualmente é Sócio e Head de Cybersecurity na Baymetrics Tecnologia. Atua como Professor de Cursos de Graduação na Área da Gestão de Negócios e Gestão de Demanda em Cursos de Engenharia da FOC – Faculdades Oswaldo Cruz.

Eduardo Arantes

Médico especialista em Medicina do Trabalho pela ANAMT/AMB. Especialização em Ergonomia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e MBA Executivo em Gestão de Saúde pela FGV. Diretor Técnico Comecial da TEG SAÚDE. 24 anos de experiência profissional em Saúde Ocupacional em indústrias multinacionais e hospitais (Petroquímica União, FORD, BRASKEM, SESI, entre outras. Autor do livro “O Retorno Financeiro de Programas de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida nas empresas. Co-autor do livro Patologia do Trabalho do Prof. Dr. Renê Mendes. Foi Gerente Executivo de Qualidade de Vida do SESI – SP. Gerente Executivo de Relações com o Mercado do SESI – SP. Gerente de Planejamento e Desenvolvimento da Unidade de Qualidade de Vida do SESI – Departamento Nacional em Brasília-DF.

Eduardo Myung

Médico do Trabalho titulado pela ANAMT/AMB/CREMESP, pós-graduação em medicina do trabalho na Santa Casa Misericórdia de São Paulo; graduação pela faculdade de medicina da USP. Autoria conjunta nas diretrizes técnicas da ANAMT publicadas entre 2016 e 2019.

Fernanda Netto

Medicina pela Universidade de Mogi das Cruzes e especialização em Medicina do Trabalho pela Faculdade de Ciências Médias da Santa Casa de Misericórdia do Estado de São Paulo. Tem experiência em Medicina do Trabalho como Coordenadora do PCMSO e Gerente médica atuando em empresas como Visteon Sistemas Automotivos Ltda, Coca-Cola FEMSA, General Electric e BASF AS. Atualmente é Diretora Técnica da AzevedoNetto Consultoria e Gestão em Saúde Laboral e Coordenadora-adjunta do Curso de Especialização em Medicina do Trabalho da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Fernando Akio Mariya

Médico formado pela UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Medicina do Trabalho pela ANAMT / AMB. Gerente Médico Brasil da Procter & Gamble. Coordenador do módulo de Epidemiologia no curso de pós-graduação em Medicina do Trabalho da USP – Universidade de São Paulo.

Guilherme Murta

Título de Médico do Trabalho pela AMB/CFM. Mestre em Ensino nas Ciências da Saúde. Ex-Presidente da Associação Paranaense de Medicina do Trabalho (APAMT). Membro do Núcleo de Diretrizes da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT). Revisor de artigos da Revista Brasileira de Medicina do Trabalho (RBMT). Professor-supervisor do Curso de Pós-Graduação em Medicina do Trabalho da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Luis Augusto Sales Lima Pilan

Médico com Especialização em Clínica Geral, Medicina do Trabalho e Promoção da Saúde pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. MBA de Gestão Executiva em Saúde pelo Insper. Com 17 anos de atuação no mercado de saúde, tem passagens em Hospitais, empresas e consultorias de grande porte.

Paulo Poli Neto

Médico de Família. Mestre em saúde pública. Doutor em ciências humanas com um período de estágio na Espanha e na Holanda, em 2010. Gestor assistencial no SUS Curitiba e na saúde suplementar (2010 a 2013). Professor de atenção primária na Universidade Federal do Paraná (UFPR), para alunos de medicina, médicos-residentes e mestrandos. Pesquisa relacionada à saúde mental, organização do atendimento e medicalização. Cofundador da Tempo Medicina de Família, onde atua como gestor e médico.                                            

Paulo Zétola

Médico do Trabalho e Médico do Esporte, Mestre em Ergonomia, MBA em Gestão Executiva em Saúde, Ex-Presidente da APAMT gestão 2013/2014 e 2015/2016, Diretor da ANAMT. Coordenador da Comissão Técnica de Gestão em Saúde do Trabalhador. Professor da Graduação de Medicina da UFPR e Professor da Pós-Graduação de Medicina do Trabalho. Ex-Gerente de Saúde e Condições do Trabalho da RENAULT do Brasil e Consultor América Latina. Autor e Organizador do Livro Tratado de Gestão em Saúde do Trabalhador.

Rodrigo Camargo

Médico pela Universidade de Taubaté, especialista em Medicina do Trabalho – ANAMT/AMB, especialista em Medicina Legal e Perícia Médica – ABMLPM/AMB, Mestre em Gestão de Saúde – Marshall University, docente do curso de especialização em Medicina do Trabalho da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Diretor da Ziviti.

Glauco Callia

Médico formado pela Universidade de Taubaté. Especialista em Medicina do trabalho pela Santa Casa de São Paulo. Diretor Global de Estratégia em Saúde na GSK.

 

MÓDULO I 

Gestão Corporativa e Gestão Funcional da Saúde Ocupacional

Modelos e práticas de Gestão Tendências e desafios para o futuro da Saúde Ocupacional no negócio.

Sistemas de Gestão em SST e Normas de SST I

Auditoria em SST e Gestão em Saúde. Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e Novas Normas Regulamentares.

Gestão da Saúde Suplementar I e II

Conceitos e indicadores de Saúde Suplementar. Modelos de pagamento. Rol da ANS e Judicialização. Gestão da sinistralidade e tomada de decisão. 

MÓDULO II

Ética e Negociação

Papel da área de saúde ocupacional como parceiro do negócio integrando saúde e desempenho eficiente. Compliance e LGPD na Saúde Ocupacional.

Gestão de projetos em Saúde Ocupacional

Etapas do desenvolvimento de projetos.  Estrutura do projeto e ferramentas. Avaliação de riscos. Gráfico de Gantt. WBS. Aplicação de ferramentas no desenvolvimento de projetos. 

Gestão de Programas de Saúde

Estratégias integradas no ambiente corporativo.

MÓDULO III 

Gestão de Projetos e Inovação

Aplicação de ferramentas de inovação para desenvolvimento de projetos de saúde.  

Indicadores de Gestão na Saúde Ocupacional e Populacional

Conceitos e estratégias para definição de indicadores

Contabilidade aplicada a Saúde Ocupacional

Gestão orçamentária. 

Calculando ROI e VOI em Projetos de Saúde na empresa (teoria e prática)

Metodologia e conceitos de aplicados a saúde

Prática na aplicação dos conhecimentos.

MÓDULO IV 

Sistemas de Gestão em SST e Normas de SST II

Modelos de Sistema de Gestão em SST. Introdução aos Sistemas de Gestão em SST. Normas de SST. Norma ISO 45.0001. 

Gestão da Saúde mental nas empresas

Saúde mental no trabalho. Gestão e etapas de ação em saúde mental no trabalho.

Cases em Gestão Integrada

Apresentação de melhores práticas do mercado.

CONTATO:

Ana Rosa ou Gislaine – Tel.: (11) 3222-0432

WhatsApp: (11) 3222-0432

Seg. a Sexta das 9h às 15:00h

E-mail: cursos@cealag.com.br  

INVESTIMENTO


Valores:

Forma de Pagamento
Valor: Cartão até 5x 5x R$1.089,00
À vista R$4.950,00
Desconto 10%: ex-alunos CEMT FCMSCSP, Sócios APMT, Cooperados Unimed Cartão até 5x 5x R$990,00
À vista R$4.500,00

NOVIDADES

  • Corpo docente ampliado
  • Novos conteúdos
  • Modalidade híbrida
  • Maior carga horária

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