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CURSO DE GESTÃO INTEGRADA: SAÚDE OCUPACIONAL E SAÚDE POPULACIONAL


O curso tem como objetivo capacitar os médicos a conhecer e aplicar os conceitos relacionados a Gestão Estratégica de saúde no ambiente corporativo integrada a Saúde Ocupacional. Desenvolver habilidades e competências para suportar as diversas áreas do negócio, interagindo com os principais atores da empresa: Gestão de pessoas, Segurança e Compliance nos diversos níveis organizacionais. Com uma carga horária de 48 horas, o curso será dividido em 4 módulos de 12 horas mensais (3° final de semana de cada mês).

 INSCREVA-SE 

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:


METODOLOGIA

Conteúdo dinâmico e interativo durante todo o curso. Os participantes serão avaliados durante toda sua trajetória do curso de forma a construir um pensamento estratégico e tático.

Todo conteúdo e ferramentas de apoio serão disponibilizados aos participantes.


RESULTADOS ESPERADOS

– Conhecer a aplicação dos conceitos de Gestão na prática da saúde ocupacional e corporativa.

– Aprender a utilizar as ferramentas de gestão de projetos na gestão ocupacional.

– Desenvolver habilidade de construir indicadores para o gerenciamento de um sistema de gestão.


DISCIPLINAS

– Introdução a Gestão e governança corporativa. Modelos e práticas de gestão: Tendências e desafios para o futuro.

– Ética e negociação. O papel da área de Saúde Ocupacional como parceiro do negócio integrando saúde e desempenho eficiente.

– Gestão de projetos em Saúde Ocupacional e Corporativa: Ferramentas de gestão e projetos. Alinhamento das Estratégias em um processo dinâmico e continuo.

– Gestão da Saúde Suplementar: Controle da sinistralidade. Conhecimento dos modelos de pagamento.

– Gestão de Programas de Saúde: Implementando estratégias integradas no ambiente corporativo integrado.

– Indicadores de Gestão em Saúde: Indicadores lagging e leading. Análise preditivas. Avaliação da maturidade do Sistema de Gestão.

– Sistema de Gestão em SST: Modelos de sistemas de gestão e normas ISO. Auditoria em SST.


MÓDULO I – DIA 6 DE MARÇO

19h: Abertura

19h15–20h30: Gestão e Governança corporativa

Modelos e práticas de Gestão Tendências e desafios para o futuro da Saúde Ocupacional no negócio. 

20h30-20h50: Intervalo

20h50-22h: Ética e Negociação

Papel da área de saúde ocupacional como parceiro do negócio integrando saúde e desempenho eficiente.

DIA 7 DE MARÇO

8h30-12h: Gestão da Saúde Suplementar I

Conceitos e indicadores de Saúde Suplementar. Modelos de pagamento.

10h30-10h50: Intervalo

10h50-12h30: Gestão da Saúde Suplementar I

Rol da ANS e Judicialização.

12h30-14h: Almoço

14h-15h30: Gestão da Saúde Suplementar II

Gestão da sinistralidade e tomada de decisão.

15h30-15h50: Intervalo

15h50-18h: Gestão da Saúde Suplementar II

Atividade Prática.

18h: Encerramento do Módulo I


MÓDULO II – DIA 3 DE ABRIL

19h-20h30: Gestão de projetos I

Etapas do desenvolvimento de projetos.  Estrutura do projeto e ferramentas. Avaliação de riscos. Gráfico de Gantt. WBS.

20h30-20h50: Intervalo

20h50-22h: Gestão de projetos I 

Prática na aplicação de ferramentas no desenvolvimento de projetos.

DIA 4 DE ABRIL

8h30 -12h: Gestão de Programas de Saúde

Conceitos e modelos de atuação.

10h30-10h50: Intervalo

10h50-12h30: Gestão de Programas de Saúde

Estratégias integradas no ambiente corporativo.

12h30-14h: Almoço

14h-15h30: Gestão de Programas de Saúde 

Aula Prática.

15h30-15h50: Intervalo

15h50-18h: Medicina baseada em evidências na Saúde ocupacional

18h: Encerramento do Módulo I

 

MÓDULO III – DIA 8 DE MAIO

19h – 20h30: Gestão de Projetos e Inovação

Aplicação de ferramentas de inovação para desenvolvimento de projetos de saúde.                  

20h30-20h50: Intervalo

20h50-22h: Indicadores de Gestão na Saúde Ocupacional e Populacional

Conceitos e estratégias para definição de indicadores.

DIA 9 DE MAIO

8h30 -12h: Contabilidade aplicada a Saúde Ocupacional

Gestão orçamentária dos serviços de saúde ocupacional.

10h30-10h50: Intervalo

10h50-12h30: Contabilidade aplicada a Saúde Ocupacional

Gestão orçamentária dos serviços de saúde ocupacional.

12h30-14h: Almoço

14h-15h30: Calculando ROI e VOI em Projetos de Saúde na empresa (teoria)

Metodologia e conceitos de aplicados a saúde.

15h30-15h50: Intervalo

15h50-18h: Calculando ROI e VOI em Projetos de Saúde na empresa (prática)

Prática na aplicação dos conhecimentos.

18h: Encerramento do Módulo III


MÓDULO IV – DIA 5 DE JUNHO 

19h–20h30: Gestão Digital na Saúde Ocupacional e Populacional

Uso de ferramentas tecnológicas na Gestão Integrada de Saúde.

20h30-20h50: Intervalo

20h50-22h: Gestão Digital na Saúde Ocupacional e Populacional

Uso de ferramentas tecnológicas na Gestão Integrada de Saúde. 

DIA 6 DE JUNHO

8h30 -12h: Sistemas de Gestão em SST

Introdução aos Sistemas de Gestão em SST. Modelos de Sistema de Gestão em SST.

10h30-10h50: Intervalo

10h50-12h30: Sistemas de Gestão em SST

Introdução aos Sistemas de Gestão em SST. Modelos de Sistema de Gestão em SST.

12h30-14h: Almoço

14h-15h30: Auditoria em SST 

Normas de SST e ISO 45001.

15h30-15h50: Intervalo

15h50-18h: Auditoria em SST

Auditoria da qualidade e de Saúde e Segurança do Trabalho.

18h: Encerramento do Módulo IV


DOCENTES

Alexander Buarque Costa Cardoso

Médico formado pela  Universidade Federal do Paraná UFPR. Especialista em Medicina do Trabalho pela ANAMT/AMB. MBA em Gestão Estratégica Empresarial na Fundação Getulio Vargas. Mestrado em Patologia pela Universidade Federal do Paraná. Ergonomia no Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM). Human Factors and Ergonomy na Harvard School of Public Health. Atuou como Gerente Corporativo de Saúde Ocupacional em diversos segmentos da indústria. Tem experiência na implantação de projetos nas áreas de saúde pública e saúde ocupacional e consultoria em ergonomia e saúde ocupacional.

Eduardo Arantes

Médico especialista em Medicina do Trabalho pela ANAMT/AMB. Especialização em Ergonomia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e MBA Executivo em Gestão de Saúde pela FGV. Diretor Técnico Comecial da TEG SAÚDE. 24 anos de experiência profissional em Saúde Ocupacional em indústrias multinacionais e hospitais (Petroquímica União, FORD, BRASKEM, SESI, entre outras. Autor do livro “O Retorno Financeiro de Programas de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida nas empresas. Co-autor do livro Patologia do Trabalho do Prof. Dr. Renê Mendes. Foi Gerente Executivo de Qualidade de Vida do SESI – SP. Gerente Executivo de Relações com o Mercado do SESI – SP. Gerente de Planejamento e Desenvolvimento da Unidade de Qualidade de Vida do SESI – Departamento Nacional em Brasília-DF.

Fernanda Netto

Medicina pela Universidade de Mogi das Cruzes e especialização em Medicina do Trabalho pela Faculdade de Ciências Médias da Santa Casa de Misericórdia do Estado de São Paulo. Tem experiência em Medicina do Trabalho como Coordenadora do PCMSO e Gerente médica atuando em empresas como Visteon Sistemas Automotivos Ltda, Coca-Cola FEMSA, General Electric e BASF AS. Atualmente é Diretora Técnica da AzevedoNetto Consultoria e Gestão em Saúde Laboral e Coordenadora-adjunta do Curso de Especialização em Medicina do Trabalho da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Fernando Akio Mariya

Médico formado pela UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Medicina do Trabalho pela ANAMT / AMB. Gerente Médico Brasil da Procter & Gamble. Coordenador do módulo de Epidemiologia no curso de pós-graduação em Medicina do Trabalho da USP – Universidade de São Paulo.

Luis Augusto Sales Lima Pilan

Médico com Especialização em Clínica Geral, Medicina do Trabalho e Promoção da Saúde pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. MBA de Gestão Executiva em Saúde pelo Insper. Com 17 anos de atuação no mercado de saúde, tem passagens em Hospitais, empresas e consultorias de grande porte.

Rodrigo Bornhausen Demarch

Possui graduação em Medicina pela FURB – Fundação Universidade Regional de Blumenau. Especialização em Geriatria pelo Serviço de Geriatria do USP. Fisiologia do Treinamento Resistido na Saúde, na Doença e no Envelhecimento pela USP. Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas. Inovação e Empreendedorismo e Biodesign pela Stanford University. É especialista em Medicina do Trabalho pela ANAMT/AMB, Medicina Preventiva e Social pela ABRAMPAS/AMB e possui certificado de Área de Atuação em Administração em Saúde pela ABRAMPAS/AMB.


COORDENAÇÃO

Flávia de Almeida – Coordenação Administrativa

Alexander Buarque – Coordenação pedagógica


CONTATO

Telefones: (11) 3222-3812 / (11) 3367-7775

Segunda a quinta-feira das 14h ás 20h.

email: sso@cealag.com.br

INVESTIMENTO


Valores:

  Forma de Pagamento  

Valor:

Cartão até 5x 5x R$744,00
À vista  R$3.540,00
Desconto 10%: ex-alunos CEMT FCMSCSP, Sócios APMT, Cooperados Unimed Cartão até 5x 5x R$672,00
À vista R$3.200,00       

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