);

O Programa Nacional de Imunização desempenha um papel fundamental no esquema de vacinação para gestantes no Brasil, disponibilizando, inclusive, vacinas para o período gestacional. Porém, tem sido observado, de acordo com estudos recentes, que a cobertura vacinal das gestantes vem diminuindo drasticamente no país.

A percepção da população sobre a cobertura vacinal, particularmente em gestantes, tem sido debatida por pesquisadores a fim de identificar qual o real impacto que as vacinas causam na população. Neste contexto, tornou-se necessário implementar um estudo sobre as representações sociais das vacinas sugeridas, para gestantes e puérperas.

Com isso, os professores Cássio Silveira (coordenação), José Cássio de Moraes (coordenação), Patrícia Martins Montanari, Manoel Carlos S. A. Ribeiro, Nivaldo Carneiro Junior e Paulo Artur Malvasi, juntaram-se para desenvolver o estudo “Percepções de mulheres grávidas sobre vacinas, imunização e campanhas do Programa Nacional de Imunização (PNI)”, tendo como foco os seguintes objetivos:

a. Identificar as percepções de gestantes, mulheres no puerpério sobre cobertura vacinal, imunização e conhecimento sobre campanhas governamentais para vacinação de gestantes;

b. Identificar as percepções e conhecimentos adquiridos por gestantes, mulheres no puerpério acerca das vacinas recomendadas pelo PNI: Hepatite B, Dupla Adulto, Dtpa, Influenza (3V) e Febre Amarela;

c. Identificar as percepções de trabalhadores da atenção primária e atenção hospitalar acerca da cobertura vacinal de mulheres gestantes e no puerpério, priorizando os seguintes aspectos: motivos que explicam a ausência de cobertura vacinal na fase gestacional e puerpério, estratégias utilizadas para efetivar a vacinação e consideração acerca das campanhas realizadas pelo sistema público de saúde.

O estudo será realizado em três frentes: grupos focais com gestantes em UBS, entrevistas individuais com mulheres no puerpério em hospitais e entrevistas individuais com trabalhadores das UBS e hospitais. Serão contempladas as Coordenadorias de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo (Norte, Sul, Leste, Oeste, Sudeste e Centro), cidade de São Paulo (Capital).

Coordenação: Cássio Silveira 

Vice-coordenação: José Cássio de Morais

Pesquisadores: Patrícia Martins Montanari, Manoel Carlos S. A. Ribeiro, Nivaldo Carneiro Júnior, Paulo Malvasi

Apoio GSK – GlaxoSmithKline Brasil Ltda.

Cadastre-se e receba nossas novidades