);

Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência


No dia 21 de setembro é comemorado no Brasil o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A data tem como objetivo a conscientização da população sobre a importância da acessibilidade e o desenvolvimento dos meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade. A criação da data foi uma iniciativa do Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes (MDPD), que a celebrava desde 1982, porém, só foi oficializada em 14 de julho de 2005.

O Movimento pelos Direitos das Pessoas Deficientes surgiu em 1979, com o intuito de promover propostas de intervenção e planos voltados para a melhoria da acessibilidade e inclusão na sociedade das pessoas com deficiência.

Cândido Pinto de Melo, ativista e um dos fundadores do MDPD, foi quem propôs a data no final dos anos 80, que coincide com o início da primavera e o dia árvore, datas que representam o renascer das plantas, simbolizando o sentimento de renovação das reinvindicações em prol da cidadania, inclusão e participação na sociedade.

Apesar de uma evidente evolução no diálogo e nos discursos do Estado sobre os direitos destas pessoas, as mudanças concretas de efetividade ocorrem de maneira lenta. Entre os maiores problemas estão à falta de acessibilidade nos transportes públicos, nos prédios públicos e privados de uso coletivo, em restaurantes, em universidades, em hotéis e em espaços públicos, em geral.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), existem aproximadamente 650 milhões de pessoas vivendo com algum tipo de deficiência ao redor do mundo, sendo que 80% moram em países subdesenvolvidos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), deste total, 45 milhões vivem no Brasil, correspondendo 23,91% da população brasileira.

É importante ressaltar que além do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a ONU também constituiu a nível mundial, desde 1992, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente em 3 de dezembro.

Cadastre-se e receba nossas novidades