);

Dia Mundial da Saúde Mental


Imagem – Fonte: https://www.briandcruzhypnoplus.com/ – Acesso em 10/10/2018

Celebrado anualmente no dia 10 de outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental foi instituído em 1992 pela Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health) e tem como objetivo chamar a atenção pública para a questão da saúde mental global, além de combater os preconceitos e os tabus sobre a saúde psicológica.

Ao longo da vida, todos nós podemos ser afetados por problemas de saúde mental, de maior ou menor gravidade. Acredita-se que 30 em cada 100 pessoas tenham algum tipo de problema psicológico, sendo que 12 possuem uma doença mental grave. Dos diversos problemas psicológicos existentes, a depressão é a doença mental mais popular no mundo, afetando 322 milhões de pessoas. Só no Brasil, os casos chegam a 11,5 milhões de brasileiros.

Segundo a ONU, as doenças e transtornos mentais atingem mais de 400 milhões de pessoas ao redor do planeta, sendo que, 85% não tem acesso a tratamentos adequados. De acordo com o relatório divulgado pelo Ministério da Saúde em 2010, dos 27 estados brasileiros, oito possuem uma cobertura considerada regular, baixa, insuficiente ou crítica.

É importante ressaltar que ao observar algum tipo de sintoma de depressão, ansiedade ou qualquer outro tipo de confusão mental, deve-se procurar uma unidade básica de saúde com atendimento psiquiátrico, onde o paciente será avaliado, e se necessário, será encaminhado para um hospital com atendimento psicológico especializado.

Ainda que a Organização das Nações Unidas (ONU) alegue que não há como definir formalmente a “saúde mental”, existem diversas afirmações significativas sobre este conceito, que contribuem para um melhor entendimento sobre sua existência. Porém, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a saúde mental é uma condição onde o ser humano atinge o bem-estar absoluto, onde se alcança um equilíbrio orgânico, psíquico, social e espiritual, não tendo relação apenas com a carência de enfermidades e fraquezas.

Cadastre-se e receba nossas novidades