);

Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil


No dia 23 de novembro, celebra-se o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. Esta data tem como objetivo principal de alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

Entre os diversos tipos da doença, os tumores mais frequentes na infância e na adolescência são as leucemias, que afeta diretamente os glóbulos brancos, os do sistema nervoso central e linfomas. Atualmente a leucemia representa cerca de 30% dos casos de câncer.

No Brasil, o câncer já se tornou a principal causa de morte, 8% do total, entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos.

Porém, houve um avanço significativo nos últimos anos em relação ao tratamento do câncer na infância e adolescência. Atualmente, 80% dos jovens diagnosticados com a doença podem ser curados. É importante ressaltar que a chances de cura aumentam significativamente se a doença for descoberta precocemente.

Em 2016, o Ministério da Saúde em conjunto com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) lançou uma cartilha educativa que apresenta alguns sintomas que devem ser observados na saúde das crianças. Entre os sinais de alerta estão à palidez, hematomas, sangramentos, dores ósseas, caroços que não causam dor nem febre, inchaço abdominal, alterações oculares, dores de cabeça constantes e vômitos matinais.

Cadastre-se e receba nossas novidades