Inquérito de Cobertura Vacinal


Com um desempenho fundamental no controle de importantes doenças imunopreveníveis, o Programa Nacional de Imunização atinge altas taxas de cobertura vacinal em todo território nacional.

Combate contra a doença meningocócica


Considerada uma doença de notificação compulsória, a doença meningocócica (DM) é uma das infecções, pela letalidade e das sequelas que pode deixar, alvo de preocupação mundial para a saúde pública.

Estudo etnoepidemiológico sobre a tuberculose entre imigrantes sul-americanos


Por ser considerado o país mais rico da América do Sul, o Brasil tornou-se um motivo de esperança para muitos imigrantes sul-americanos. Estima-se que atualmente o número de imigrantes residentes no Brasil chegue aproximadamente a 200 mil…

H1N1 na Gestação


Causada por uma mutação do vírus da gripe, o H1N1, também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, tornou-se conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010, fazendo com que a Organização Mundial da Saúde decretasse o alerta 6…

Tuberculose no município de Guarulhos


Apontada como um dos principais problemas de saúde a ser enfrentada, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a tuberculose já atinge um terço da população mundial, tendo como principais fatores para esta situação a desigualdade social, os aglomerados populacionais.

Estudo do diagnóstico das atividades laboratoriais do Programa Tuberculose


Considerada uma doença infecciosa, a tuberculose quase sempre é transmitida pelas vias aéreas, tornando-se uma doença de expressiva magnitude. Em 2007, foram confirmados 9,7 milhões de novos casos da doença no mundo…

Observatório de Recursos Humanos em Saúde


Instituída desde 1999 no Brasil, a Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde (ObservaRH) tem como principal objetivo a criação de estudos e pesquisas, bem como propiciar o mais amplo acesso a informações e análises sobre a área do trabalho e da educação na saúde no país…

Pesquisa: Agrotóxicos


Em 2014, foram comercializados cerca 914,220 toneladas de agrotóxicos no Brasil, colocando o país em primeiro lugar no ranking de consumo mundial. Na última década, o crescimento do mercado de agrotóxicos foi de 190%, maior que o dobro apresentado pelo comércio mundial.

Cadastre-se e receba nossas novidades