);
Com um desempenho fundamental no controle de importantes doenças imunopreveníveis, o Programa Nacional de Imunização atinge altas taxas de cobertura vacinal em todo território nacional.
Considerada uma doença de notificação compulsória, a doença meningocócica (DM) é uma das infecções, pela letalidade e das sequelas que pode deixar, alvo de preocupação mundial para a saúde pública.
Por ser considerado o país mais rico da América do Sul, o Brasil tornou-se um motivo de esperança para muitos imigrantes sul-americanos. Estima-se que atualmente o número de imigrantes residentes no Brasil chegue aproximadamente a 200 mil…
Causada por uma mutação do vírus da gripe, o H1N1, também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, tornou-se conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010, fazendo com que a Organização Mundial da Saúde decretasse o alerta 6…
Apontada como um dos principais problemas de saúde a ser enfrentada, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a tuberculose já atinge um terço da população mundial, tendo como principais fatores para esta situação a desigualdade social, os aglomerados populacionais.
Considerada uma doença infecciosa, a tuberculose quase sempre é transmitida pelas vias aéreas, tornando-se uma doença de expressiva magnitude. Em 2007, foram confirmados 9,7 milhões de novos casos da doença no mundo…
Instituída desde 1999 no Brasil, a Rede Observatório de Recursos Humanos em Saúde (ObservaRH) tem como principal objetivo a criação de estudos e pesquisas, bem como propiciar o mais amplo acesso a informações e análises sobre a área do trabalho e da educação na saúde no país…
Em 2014, foram comercializados cerca 914,220 toneladas de agrotóxicos no Brasil, colocando o país em primeiro lugar no ranking de consumo mundial. Na última década, o crescimento do mercado de agrotóxicos foi de 190%, maior que o dobro apresentado pelo comércio mundial.
O Programa Nacional de Imunizações desempenha um papel fundamental no esquema de vacinação para gestantes no Brasil, disponibilizando, inclusive vacinas para o período gestacional. Porém, tem sido observado, de acordo com estudos recentes, que a cobertura vacinal das gestantes vem diminuindo drasticamente no país.
No início de 2016, o CEALAG iniciou um estudo, financiado pela UNESCO, com apoio do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, HIV/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, de sobrevida e mortalidade de pacientes com AIDS no Brasil, com o objetivo de estimar a taxa de mortalidade e sobrevida de adultos e crianças de acordo com os fatores demográficos, clínicos, epidemiológicos e laboratoriais.
De acordo com os dados do Ministério da Saúde, em 2018, a meningite acarretou a morte de mais de 3 mil pessoas, de um total de 15.706 casos no ano. Apesar de ser considerada rara no Brasil, a doença causa grande preocupação devido as suas elevadas taxas de letalidade, complicações e sequelas, mesmo quando tratada de forma adequada.
De acordo com dados recentes, divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de um milhão de pessoas contraem IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) diariamente e que aproximadamente 500 milhões de pessoas adquiram uma das IST curáveis (gonorreia, clamídia, sífilis e tricomoníase) a cada ano.
Nos últimos anos houve uma queda significativa da cobertura vacinal das vacinas incluídas no Programa Nacional de Imunização (PNI). Para tentar explicar esse acontecimento, algumas hipóteses foram levantadas: o sucesso do PNI e a perda do medo das doenças que são preveníveis pelas vacinas, o movimento anti-vacina, problemas logísticos na aplicação da vacina ou até mesmo…
Produzida por uma bactéria infecciosa, a sífilis é uma doença de transmissão sexual, vertical e raramente sanguínea, que quando não tradada, pode evoluir a estágios de maior gravidade, comprometendo órgãos internos, como o fígado, coração e sistema nervoso central. Tendo o seu pico de transmissão nos estágios iniciais da doença, o Brasil alcançou a marca de 152.915 casos de sífilis em 2019…
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019 mais de 10 milhões de pessoas adoeceram por tuberculose no planeta, sendo que 3,9% deste total (398 mil) adoeceram por tuberculose drogarresistente (TBDR). Neste mesmo ano, de acordo com o boletim epidemiológico do Ministério da Saúde confirmou…
Há pouco mais de um ano a população mundial tomou conhecimento do coronavírus (COVID-19), uma doença infecciosa causada pelo vírus SARS-CoV-2, obrigando a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhecer a variante como uma emergência em saúde pública de interesse internacional, acarretando em um esforço…
A meningite meningocócica ainda continua sendo uma das principais causas de morbilidade e mortalidade em todo o mundo, afetando principalmente crianças (com menos de 5 anos) e lactantes. Além de sua alta taxa de contágio a doença pode causar sequelas neurológicas permanentes, o que faz dela um importante…
Reconhecido internacionalmente por seu amplo calendário de vacinação, o Programa Nacional de Imunização (PNI) vem enfrentando, desde 2016, uma redução preocupante em sua cobertura vacinal, com taxas apresentando quedas de 10 e 20 pontos percentuais. Esses números acompanham outro dado preocupante…
O VSR ou vírus sincicial respiratório é considerado um dos principais agentes causadores de infecções nas vias respiratórias, afetando diretamente os brônquios e pulmões, sendo uma das principais causadoras de morbidade e mortalidade em crianças ao redor do mundo. Apenas em 2015 o vírus foi responsável por cerca de 33,1…